APEDE


NOTÍCIAS DA FRENTE: UM NOVO MEMORANDO À VISTA?

Posted in Educação por APEDE em 05/12/2008

O anúncio de última hora de que os sindicatos desconvocaram as greves regionais marcadas para a próxima semana, na expectativa de que a reunião do próximo dia 15 de Dezembro com a equipa ministerial possa representar uma oportunidade para instituir um novo modelo de avaliação do desempenho e até para rever “certos aspectos” do Estatuto da Carreira Docente merece os seguintes comentários:

1.º – Depois de tanta teimosia cega por parte do Ministério da Educação, e depois das mais recentes (e absurdas) declarações da Ministra no Parlamento, não é crível que o Ministério esteja disposto a ceder em toda a linha. E nem mesmo a proximidade da época natalícia nos pode fazer acreditar em tanta “boa vontade”…

2.º – A experiência do pós-8 de Março, com o memorando de entendimento então assinado entre o Ministério e a Plataforma dos Sindicatos, faz temer o pior. E o pior, no cenário actual em que os professores estão mobilizados como nunca, seria uma cedência no acessório que deixasse o essencial intocado.

3.º – A única oportunidade que, neste momento da luta, faz sentido explorar é a energia demonstrada por milhares de professores deste país.
  • Com base nessa energia, podemos forçar o Governo a recuar em todas as políticas que têm agredido a dignidade profissional dos docentes e que têm degradado as condições do ensino na escola pública.
  • Com base nessa energia, podemos forçar à revogação do ECD, à suspensão do modelo de avaliação, à restauração da gestão democrática nas escolas.
  • Com base nessa energia, podemos começar a construir um outro sistema educativo, livre da ganga pseudopedagógica que tem gangrenado um ensino de rigor e de exigência.
  • Com base nessa energia, podemos exigir, enquanto profissionais da educação, que o ensino volte a estar centrado na transmissão de conhecimentos sem os quais o desiderato de uma escola inclusiva não passará de uma ilusão piedosa.

4.º – O nosso mais profundo desejo é que qualquer negociação com uma equipa ministerial que já deu abundantes provas de autismo anti-negocial não se converta em mais uma oportunidade perdida.

5.º – E a nossa maior esperança é que, desta vez, os professores não consentirão que a “boa vontade” negocial faça perder oportunidades tão difíceis de conquistar.

A LUTA CONTINUA. E CONTINUARÁ ANTES, DURANTE E DEPOIS DO DIA 15 DE DEZEMBRO.
Anúncios

Uma resposta to 'NOTÍCIAS DA FRENTE: UM NOVO MEMORANDO À VISTA?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'NOTÍCIAS DA FRENTE: UM NOVO MEMORANDO À VISTA?'.

  1. Eduardo Cunha said,

    Cuidado!!!!Cuidado, ao antes, porque o depois já pode (na minha opinião será) ser tarde!!!Temos que, NÓS PROFESSORES, voltar a forçar os sindicatos a darem a cara e o Ministério a não vacilar!!!Já que as GREVES foram desmarcadas, proponho plenários distritais com aprovação de moções exigindo todas as nossas reivindicações!Para que os NEGOCIADORES SAIBAM OS QUE PRETENDEMOS, PORQUE CASO CONTRÁRIO CONTINUAREMOS EM LUTA E EXIGIMOS QUE OS SINDICATOS NOS DÊEM COBERTURA LEGAL!!!Não adormeçam colegas!!! Caso para dizer, que se a Ministra agora trabalha aos fins-de-semana e à noite, nós já o fazemos há muito muito tempo!!!Abraço,Eduardo CunhaEscola Secundária de Barcelos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: