APEDE


Educação: Avaliação de desempenho é uma reforma ganha

Posted in Educação por APEDE em 21/05/2009
Lisboa, 21 Mai (Lusa) –
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considera que a avaliação de desempenho dos professores é “uma reforma ganha”, afirmando compreender a insatisfação docente, tendo em conta a rotura introduzida num “marasmo” de 30 anos de “total indiferenciação”.
“Do meu ponto de vista foi uma reforma ganha. Temos hoje milhares de professores a fazer a avaliação, o que significa que é hoje um adquirido nas escolas. (…) Oitenta mil professores entregaram os objectivos individuais e 30 por cento destes requereram uma componente da avaliação que era facultativa”, afirma a ministra, em entrevista à Agência Lusa.
Para Maria de Lurdes Rodrigues, esta reforma introduziu uma rotura “num marasmo de mais de 30 anos de total indiferenciação e pseudo igualitarismo”, já que “a ausência total de princípios mínimos de competição” era “muito negativa para as escolas”.
Comentário: De quem é a responsabilidade por a ministra estar a cantar vitória? O colega faça o favor de aguçar o espírito crítico e de tirar conclusões…De qualquer das maneiras há um dado muito interessante nesta declaração. A ministra diz que há “oitenta mil professores que entregaram os objectivos individuais”. Ora sendo os professores cento e quarenta mil significa que há sessenta mil professores que não entregaram os objectivos individuais. Mesmo descontando aqueles que se vão reformar nos próximos três anos o número dos que não entregaram os objectivos é muito mais elevado do que estávamos a contar. E isto pode levar-nos a outra pergunta: Perante isto porque é que as propostas de luta da Plataforma Sindical foram tão tímidas e modestas? O leitor que tente encontrar uma resposta!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: