APEDE


SETE TESES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES – 2

Posted in Educação por APEDE em 17/07/2009

Uma avaliação do trabalho dos professores digna desse nome não pode fragmentar a actividade docente em actos parcelares e atomizados, nem pode esperar que o avaliador consiga encontrar “provas empíricas” isoladas para dimensões tão complexas como a «concessão de iguais oportunidades de participação, promoção da integração dos alunos e da adopção de regras de convivência, colaboração e respeito». No trabalho de um docente, o todo é sempre maior do que a soma das partes. Ora, a burocratização da avaliação do desempenho não significa apenas a produção de um excesso de fichas e de grelhas de registo, mas representa, sobretudo, o domínio de uma atitude reducionista e quantitativista, segundo a qual é possível reduzir um processo complexo e plural como o ensino a uma listagem de comportamentos fragmentados e supostamente mensuráveis. Entendemos que esta perspectiva, alheia à natureza qualitativa do trabalho docente, não está em condições de contribuir para a sua valorização ou de identificar o seu mérito.
Anúncios

Uma resposta to 'SETE TESES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES – 2'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'SETE TESES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES – 2'.

  1. JOSÉ LUIZ SARMENTO said,

    A avaliação dos professores não pode ser objectiva nem deve ser subjectiva; a saída deste dilema está numa confluência de subjectividades que implica uma diversidade de avaliadores: os próprios professores, os seus pares e especialistas a quem os avaliados – eles próprios detentores de autoridade profissional – reconheçam autoridade técnica e científica, e os alunos. A intervenção da hierarquia e da "comunidade" neste processo deve ser residual.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: