APEDE


Dois comentários que merecem urgente reflexão…

Posted in (Des)governo,Educação,Professores,Profissão por APEDE em 16/03/2010

A propósito das declarações da ministra Isabel Alçada, publicadas no Público on-line :

“A ministra da Educação, Isabel Alçada, insistiu hoje que é preciso “dar mais força” aos directores das escolas para resolver casos de agressões e de “bullying” em meio escolar, considerando “grave” qualquer violência sobre alunos ou professores.”

“As situações graves de violência nas escolas “não são numerosas, felizmente”, mas basta “uma situação grave ou duas para nos termos que preocupar muito”, realçou. “Não podemos deixar que, no nosso país, haja nem um caso desta natureza. Sabemos que tem havido comunicação de quatro casos, mas quatro casos é muito. É indispensável que não haja nenhum caso”, argumentou.”

reparámos em dois comentários  que não podemos deixar de destacar, transcrevendo-os de seguida, com a devida vénia:

“Anónimo , Norte. 16.03.2010 16:59

Não conhecem as escolas

Pois é Senhora Ministra, parece-me ser muito bem intencionada, mas meu Deus, não conhece as escolas. Neste momento os professores até escondem problemas de disciplina porque é a eles que muitos directores apontam o dedo. Há receio de dizer que se foi agredido ou vítima de indisciplina. Muitos directores não actuam como deviam fazer, responsabilizando os professores, não querem ter problemas com os alunos e com os pais. Simplesmente não fazem nada e quem se lixa é o professor. Tenho um irmão que é professor e veja bem, pelo que me diz custa-lhe tanto a indisciplina dos alunos como a indiferença da direcção. Deixou de participar dos alunos, para o director é ele o culpado. A antiga ministra estragou tudo.”

“El-Rey D. Sebastião , Reino da Dinamarca. 16.03.2010 16:58

Quer dar força aos Directores?

Por amor de Deus, Senhora Ministra, não a fazia tão ingénua! Eles já a têm demais. Acarinhe os professores e dê a força aos Directores de Turma, que aguentam com tudo em cima. De resto continuamos para aqui com conversas de mudos.”

A APEDE deixa uma última questão: quatro casos, senhora Ministra? Tem consciência, ou não, de que a realidade é outra e muito mais grave? Bem mais grave? Compreende, ou não, que estes lamentáveis e gravíssimos casos que agora vieram a público são apenas “a ponta do icebergue”?  Será assim tão complicado ouvir os professores nas escolas? Mas atenção  a uma precisão importante: é preciso ouvir os professores, dizemos bem, e não tanto os “especialistas” de gabinete, para já não falar do Conselho de Escolas e do seu presidente… acerca do qual o post anterior da APEDE  é bem esclarecedor.

Anúncios

Uma resposta to 'Dois comentários que merecem urgente reflexão…'

Subscribe to comments with RSS

  1. filipe said,

    Conheço vários casos de Professors que se aposentaram, com penalização grave, por dignidade profissional .Ficaram, no entanto com mazelas irrecuperáveis no tempo.Fizeram-no por deontologia.Para não compactuar…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: