APEDE


Iniciativa de Luta -13 de Setembro: É importante continuar a resistir!

Posted in (Des)governo,Acções de Luta,Educação,Precariedade por APEDE em 02/09/2010

Anúncios

18 Respostas to 'Iniciativa de Luta -13 de Setembro: É importante continuar a resistir!'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Iniciativa de Luta -13 de Setembro: É importante continuar a resistir!'.

  1. Ana Cristina Ribeiro said,

    Concordo plenamente. O ensino anda pelas ruas da amargura.
    As Novas Oportunidades e a Educação e Formação de Adultos são um logro. Os professores a quem são impostas nem espaço têm para formação já que esta é pós laboral e quem lecciona à noite fica na eminência de não a conseguir frequentar, mesmo pagando, porque falta sempre à componente lectiva.

    • Zé Manel said,

      É evidente que a classe se encontra profundamente desmobilizada e desmoralizada. As pessoas estão revoltadas e criticam mas têm medo e perderam a vontade e a esperança. Remetem-se para um individualismo que é muito perigoso por ser exactamente a atitude mais conveniente ao poder.Não, meus amigos. Não podemos desistir.Sabemos bem o que está a ser cozinhado nas nossas costas. Mesmo o conciliador Nogueira já protesta ao ver o resultado dos seus pactos com o inimigo.Os sucessivos e escandalosos ataques à escola pública e a quem lá trabalha configuram uma guerra sem precedentes com objectivos óbvios: precarizar e domesticar a classe docente, embaratecer e degradar o acto educativo, contolar de modo centralista todos os aspectos relativos ao funcionamento do sistema e lançar sucessivas campanhas de intoxicação da opinião pública no sentido de fazer crer que há profundas reformas em curso visando “melhorar a eficácia” da scola pública. O facto de esta política conduzir a uma evidente degradação da qualidade do ensino e à vertiginosa subida do desemprego docente não parece preocupar nenhum dos responsáveis dos dois maiores partidos que controlam o país.


  2. […] Iniciativa de Luta -13 de Setembro: É importante continuar a resistir! […]


    • Esta iniciativa de luta não partiu da APEDE, mas sim dos colegas que formaram a lista D às últimas eleições do SPGL (cujo cabeça de lista foi o André Pestana) e, creio, de outros colegas activistas da zona de Braga. Foi-nos solicitado apoio e divulgação tendo a APEDE (assim como o PROmova e o MUP) respondido positivamente, tendo em conta todo um conjunto de situações que nos devem preocupar a todos e considerando que ficaram bem identificados, no texto de apresentação da iniciativa, aqueles que consideramos serem os principais responsáveis pela situação de desmobilização e quase nulas conquistas de luta que obtivemos.

      Confesso que as vuvuzelas não recolhem, em termos meramente pessoais, a minha preferência, mas repito que a iniciativa não foi nossa e considerámos que, acima de tudo, era e é importante continuar a resistir, mostrando que a classe não está, pelo menos completamente, rendida, amorfa e conformada com o rumo e os resultados das recentes coreografias negociais que, na nossa opinião, não defenderam, nem de perto nem de longe, os interesses da larga maioria dos professores.

      Naturalmente, a APEDE apoiará outras iniciativas que os colegas, descontentes com o actual “status quo”, possam querer discutir e assumir. Assim elas surjam.
      Estamos ainda disponíveis para lançar outras iniciativas de debate e discussão sobre os caminhos futuros da luta, que não poderá ser totalmente eficaz se se circunscrever apenas à resistência de cada um nas suas escolas. Há ideias, mas é necessário reunir vontades…

      Abraço

      • setora said,

        Embora a “vuvuzela” seja um pormenor folclórico, afastará muita gente.

      • Zé Manel said,

        Fiz questão de estar presente no dia 13 como em muitos outros momentos da luta e não me surpreendeu a escassa afluência. Talvez umas 30 ou 40 pessoas no máximo, bem mais do que em outros protestos convocados pelo maior sindicato do país. Não me regozijo mas só da minha escola foram 4 professores. Se mais algumas dezenas de escolas fizessem o mesmo já teria sido bem melhor. Enfim, é a classe que somos. Esta apatia, esta demissão quando o presente é mau e o futuro ainda bem pior com o fim dos concursos e dos quadros de escola por exemplo, é algo de muito tenebroso.Afinal o Zeca é que tinha razão:”…e quando os mais são feitos em fatias, não matam os tiranos, pedem mais…” Mas eis que o esclarecido deputado laranja Nuno Melo vem à TV queixar-se de não ter gostado nada de ver os professores a protestar e a fazer barulho à porta do ME. Não acrescentou qualquer justificação nem sequer procurou argumentar sobre a bondade (ou não) das razões que nos motivam. É de lamentar que o maior partido da oposição (será mesmo oposição????) assuma esta posição seguidista em relação ao Sr. Sousa, acriticamente sem a mínima preocupação relativamente aos motivos da nossa mais do que legítima revolta.

  3. CARLOS VASCONCELLOS said,

    OK. LÁ ESTAREI.

  4. setora said,

    Vou com protetores auriculares. E sem vuvuzela, claro.


  5. É isso “setora”, o que importa é ir. Apesar das vuvuzelas se assim tiver de ser. As razões para dizer presente sobrepõem-se. E eu sei bem que nunca deixaste de ir. Assim fizessem todos, seguindo o teu exemplo de lutadora.

    Caloroso abraço

  6. manuel said,

    Isto parece-me que está a ser pouco/mal divulgado. Não vejo informações em alguns blogs de refª como por ex. : Paulo Guinot ; Ramiro Marques ; ProfsLusos , etc …

    Acho que é mesmo só um problema de falta de divulgação….

    Ponham lá esses emails a funcionar !


  7. Manuel,
    Divulguei a iniciativa logo que ela foi anunciada como se pode confirmar pelo segundo comentário a este post, mesmo se manifestei reservas.

    Quanto a postar o cartaz alusivo, sempre fiz isso (ou quase) com estas iniciativas na véspera do acontecimento ou na manhã do mesmo.

    Como também farei desta vez.

    Se estarei presente? Já tinha confessado que não e porquê.
    O que não me impede de a respeitar e divulgar.


  8. Paulo,
    Aquele abraço.

    Caro Manuel,
    Quanto às iniciativas de luta, creio sinceramente que só não está informado quem não procura a informação. Estou certo? Quanto ao estar ou não presente, isso já será outra questão e cada um terá as suas razões que temos de respeitar.
    Por mim, direi presente (mesmo que chegue atrasado, pois tenho a recepção aos alunos como director de turma) e comigo estarão outros membros da APEDE.
    Abraço

  9. mariana sousa said,

    logo mais vou ficar sentadinha, frente ao televisor, p’ra contar as mãos, os pés e as cabeças, todas juntinhas, mais as vuvuzelas, esperando que sejam muitas, muitas mil, pr’a comemorar abril, eheh


  10. Mariana,

    Antes disso tens de avisar as tv’s dos teus desejos e expectativas como espectadora. Eu não avisei, só vou lá estar, dizer presente, mostrar que não me rendo. E não levo vuvuzela, a menos que insistas mesmo muito 🙂

    P.S. Não sei quantos serão amanhã (já vi por lá muitas ameaças de guerra- com pólvora seca- perante escassos soldados), mas os que forem não ficarão sozinhos.

  11. anonimo said,

    Grande capacidade de mobilização!

    Perto de 30 professores…

    (retirado daqui: http://www.ionline.pt/conteudo/78208-professores-munidos-vuvuzelas-protestam-em-frente-ao-ministerio)

  12. manuel said,

    Isto de facto não correu muito bem e digo isso mais pelo reduzido impacto nos OCS , do que pelo número de participantes.

    Mais importante que reunir muita gente é conseguir fazer passar uma mensagem através dos OCS e para isso basta uma pessoa e algumas palavras.

    Continuo a achar que os movimentos têm um papel importante a desempenhar na representação e defesa das causas dos docentes, aparentemente precisam de se reorganizar… Como ?

    a) Convergência/união dos movimentos, pondo de lado o que os afasta e sublinhando o que os une (isto tem sido muito bem feito) !

    b) Estratégia de comunicação para dentro e para fora (postar não chega) precisam-se de vozes e rostos que de qdo em vez apareçam.

    c) Liderança , seria interessante eleger-se um líder (por um período de 2 ou 3 anos) que fosse funcionando como a voz dos Movimentos… As pessoas precisam de se rever em lideres e em rostos para se mobilizarem !

    Digo mais, o Guinote era o homem ideal para este papel !

  13. manuel said,

    Mais noticias sobre o evento:

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Professores-manifestam-se-com-a-ajuda-de-vuvuzelas.rtp&headline=46&visual=9&article=374831&tm=8

    Tb em Faro ? na sabia !


  14. Caro anónimo,

    Já estive, no mesmo local, com muito menos professores e com organizadores muito mais conhecidos. Posso recordar-lhe alguns desses momentos. Curiosamente, não li grandes críticas ou comentários pouco abonatórios nessa altura.

    Compreendo.

    Lá estive, e comigo mais alguns membros da APEDE, apoiando a iniciativa, solidariamente. O número foi o possível, longe do desejável, ainda assim superior a outros protestos muito mais publicitados. Encontrei activistas, gente interessada e empenhada, uns mais novos, outros com muito mais anos de luta, todos foram porque entenderam que deviam dizer presente. Creio que merecem respeito! Houve até um jovem aluno que mostrou fibra e raça, bom discurso, argumentos claros. Gostei de o ouvir. Um bom sinal para o futuro.

    Uma coisa ninguém poderá desmentir: os pressupostos e os motivos desta iniciativa são pura e simplesmente inatacáveis. Assim mesmo! Daí o nosso apoio e presença.

    Por mim, e fazendo minhas as palavras da “setora” (que mais uma vez hoje disse presente), não me importarei se ficar sozinho a defender aquilo em que acredito. Antes isso que “comer e calar”.

    Quanto ao que poderia ter sido e não foi… era capaz de ser interessante ver os críticos fazerem algo de diferente, imensamente mobilizador, com repercussões imediatas e positivas na luta de professores, algo assim em grande. Força… cá estaremos para apoiar e divulgar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: