APEDE


Ainda a propósito de ilusões eleitorais

Posted in De olhos bem abertos por APEDE em 02/11/2010

Os que pensam que o legado socratino no sistema educativo será removido pelo acesso ao poder, em próximas eleições, de Passos Coelho & Co. deviam meditar nisto:

É razoável acreditar que o PSD tenha a menor disposição para eliminar o actual modelo de administração escolar e para devolver às escolas uma forma de gestão colegial, democrática e participada?

Pela nossa parte, estamos convencidos de que essa “reforma” socratina está para durar, pois ela confere ao Ministério da Educação um poder sem precedentes sobre as escolas, ao colocar nas suas direcções as correias de transmissão mais obedientes que se poderia imaginar. Com raras e honrosas excepções (não as conhecemos, mas elas devem existir), os directores são hoje tiranetes no interior dos estabelecimentos de ensino e cães-de-guarda babosos perante os ditames do Ministério da Educação, por aburdos e repulsivos que eles sejam. De outro modo, como compreender esta infâmia?

O modelo antidemocrático de administração escolar está para durar, a menos que, dentro das escolas, os professores se organizem para combater a prepotência.

Haverá coluna vertebral para o fazer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: