APEDE


Sobre a greve geral

Posted in Greve geral por APEDE em 03/11/2010

«A greve de massas é a primeira forma, natural e impulsiva, de toda a grande luta revolucionária do proletariado, e, quanto mais desenvolvido é o antagonismo entre o capital e o trabalho, mais eficazes e decisivas se devem tornar as greves de massas» – Rosa Luxemburg, 1906

É com algum sentido provocatório que recordamos aqui as palavras desta senhora:

Pois elas permitem-nos medir tudo o que separa uma certa concepção de greve geral (ou «de massas»), que circulava nos meios socialistas e no movimento operário em inícios do século XX, da concepção actual. Enquanto que, em tempos, se chegou a imaginar que a greve geral poderia derrubar a ordem capitalista mundial, hoje essa greve aparece reduzida a um protesto que, por legítimo e necessário que seja, se esgota quase sempre em si próprio.

Esgota-se porque não tem continuidade.

Esgota-se porque as organizações sindicais (pelo menos em Portugal) não inscrevem as greves gerais num plano de luta firme, consistente e que dê garantias aos trabalhadores de que a perda de um dia (ou mais) de salário não se vai esvair num mero protesto inconsequente.

Vem a isto a propósito do 24 de Novembro?

Claro que sim!

 

Anúncios

2 Respostas to 'Sobre a greve geral'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Sobre a greve geral'.


  1. A resposta só pode ser uma! Perante a guerra sem precedentes que nos movem e perante a tibieza e inocuidade das formas de luta tradicionais, temos de avançar para uma greve prolongada. E a única maneira de ela ter sucesso é desde já passarmos a palavra de ordem a todos : Vamos guardar o subsídio de Natal, vamos cativá-lo pois isso é o nosso investimento na vitória. Eu quero lutar para vencer! E vocês????

  2. Karolina said,

    Uma luta firme e independente dos partidos políticos só se conseguirá quando os Movimentos de Professores tiverem a coragem de liderar o processo, transformando-se no novo sindicato de professores.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: