Sonhar com um aviso no portão das escolas
PROIBIDA A ENTRADA DE CÃES
(ENFIM, DE ALGUNS)
E DE TODOS OS CIENTOLOGISTAS DA EDUCAÇÃO
O Paulo Guinote chama a atenção, neste “post”, para um problema a que já nos referimos por diversas vezes. Existe, no Ministério da Educação, um tipo de gente daninha que se mantém por lá independentemente da cor política de quem ocupa a cadeira ministerial. É essa gente, composta pelos grandes “expertos” em cientologia da Educação, a cavalo nos seus mestrados da Bosta (tradução portuguesa de Boston), que vai definindo, de facto, as políticas educativas deste país, nas quais os ministros põem a sua assinatura de cruz.
E essas políticas, todos sabemos em que consistem: de ciclo político em ciclo político, a qualidade do ensino público afunda-se um pouco mais. E, quando julgamos ter já batido no fundo, descobrimos que ainda há mais espaço para cavar a sepultura da Escola portuguesa.
As famigeradas Novas Oportunidades, de que o Paulo fala, são só uma vertente do abastardamento geral do sistema educativo em que estes senhores insistem. Mas uma vertente singularmente inquietante, pelo que revela de enorme mistificação política, servida por uma máquina muito bem oleada (e financiada). E ela está, com efeito, a transformar insidiosamente o sentido do ensino em Portugal.
Se os professores não começarem, desde já, a contrariar esta tendência para reduzir a Escola a uma fábrica de certificações em série, poderão um dia acordar transformados em formadores proletarizados numa linha de montagem de onde sairão, em massa (bruta), os futuros analfabetizados-com-certificado deste país.
em 21/11/2010 em 23:45
Um pouco de paciência, por favor. Lá chegaremos, lá chegaremos…
em 02/01/2011 em 02:07
O que pode ser traduzido por: Ciências Ocultas da Inducação…
Porque será que esses «boys» ou «girls», aquando estudantes, desvalorizaram a Escola e o esforço individual? Porque só fizeram licenciaturas/ mestrados de fim- de-semana quando foram para o Ministério?