Neste sistema, somos todos sobreviventes
Nos anos 70, o filósofo francês Jean Baudrillard
escreveu estas palavras que, entretanto, ganharam uma actualidade cruel, ainda há pouco tempo imprevista:
«[O sistema] tem necessidade de homens. Se pudesse funcionar com escravos, não haveria trabalhadores “livres”. Se pudesse funcionar com escravos mecânicos assexuados, deixaria de haver reprodução sexual. Se o sistema pudesse funcionar sem alimentar os seus homens, nem sequer haveria pão para os homens. É neste sentido que, no quadro deste sistema, todos somos sobreviventes.»
em 30/07/2011 em 06:51
Discordo por completo. Parafraseando axterix : ” Estes franceses são doidos “.
O que é ” O sistema ” ? O sistema é cada um de nós. Basta ir a uma reunião do condominio para se encontrar logo ” o sistema “. Cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Culpar-se ” o sistema ” é uma forma de quem o culpa absolver-se da responsabilidade que que ele é responsável por este estado de coisas.
Transfere-se a perversidade da sociedade para uma identidade externa ( o sistema ) que acaba por se tornar culpado das nossas acções e pecados.
O universitário sai da faculdade. Janta em restaurante de primeira classe. regressa a casa do seu BMW. Mas depois culpa ” o sistema ” pelas desigualdades sociais e aponta o dedo à sociedade que transforma o homem em objectos .
Só visto, enfim.