APEDE


E agora, 2011?

Posted in À beira do abismo por APEDE em 02/01/2011

O que vem aí será muito pior do que aquilo que os levou à rua na anterior legislatura, mas por enquanto reina a apatia. “O facto de os professores sentirem mais a ameaça da precariedade e do desemprego não os leva só por si a lutarem mais. Pelo contrário, é um inibidor da luta. As pessoas estão com medo”, constata Mário Nogueira.

Durante quatro anos os professores multiplicaram-se em protestos contra a anterior ministra Maria de Lurdes Rodrigues. A paz foi alcançada a 8 de Janeiro passado. Com o acordo então celebrado terminou a divisão entre professores e professores titulares, o que abre portas a que todos possam chegar ao topo e não só 30 por cento, e vários milhares de docentes puderam progredir já em 2010, frisa Nogueira. Em troca os sindicatos aceitaram um modelo de avaliação, com o qual não concordavam e que, segundo Le Guê, não só “não difere substancialmente do anterior” como poderá envenenar ainda mais o ambiente nas escolas.

Foi “uma traição”, acusa Ricardo Silva, que dirige um dos movimentos independentes que também marcaram a contestação. Para ele, é esta a razão da actual “apatia”: “Muitos professores ficaram com a percepção que não vale a pena lutar, pois, nas alturas decisivas, as direcções sindicais acabam por assinar entendimentos que defraudam totalmente as suas expectativas”.

NOTA: A notícia completa pode ler-se na edição on-line do jornal Público. As diversas perguntas que nos foram colocadas pela jornalista Clara Viana, mereceram, naturalmente, respostas mais completas que acabaram por não fazer parte do artigo.

Anúncios

Uma resposta to 'E agora, 2011?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'E agora, 2011?'.

  1. maria said,

    E agora? Necessitamos da APEDE, dos Professores (reformados ou não) com experiência, com dignidade profissional, com imaginação e que não calcem as pantufas.
    Abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: