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O estranho caso do Relatório GAVE e do sistema educativo português

Posted in (Des)educação por APEDE em 02/01/2011

Diversos comentários foram feitos a propósito da contradição entre o triunfalismo demagógico, que julgou poder cavalgar os resultados do último PISA, e as conclusões do Relatório 2010 do Gabinete de Avaliação Educacional. Não nos vamos estender muito sobre este último relatório. A esse respeito, o Octávio Gonçalves cobriu praticamente tudo o que há para dizer. Limitamo-nos a constatar que, desta vez, algo correu mal no aparelho de propaganda governamental e na sua filtragem de informações incómodas, proventura um sinal de que a máquina socratina de substituição da realidade pela ficção já conheceu melhores dias. Também por aí se percebe que o festim do poder está a acabar…

Entretanto, gostaríamos de tomar esse relatório como ponto de partida para se pensar seriamente o «estado da arte» no sistema de ensino em Portugal.

É óbvio que as “revelações” do GAVE só podem surpreender os mais distraídos ou os mais fanatizados pela ideia, tão mirífica como falaciosa, de um suposto sucesso da Escola Pública portuguesa nestes 30 anos de democracia. É uma ideia que, à esquerda, tem provocado os maiores malefícios a essa mesma Escola Pública e ao projecto de democratização do ensino que ela deveria encarnar. Que, à esquerda, haja quem insista na falácia, é algo que se vê pela exultação com que um Daniel Oliveira embarcou facilmente no coro de elogios aos resultados do PISA, sem cuidar da forma como estes últimos foram fabricados. 

O que o Relatório do GAVE vem agora mostrar é tudo aquilo que os professores, em contacto directo com as misérias do nosso sistema escolar, estão fartos de verificar no seu quotidiano profissional. E que, de resto, muitos deles têm denunciado em confronto com o autismo das sucessivas equipas ministeriais e com a ignorância ou a indiferença do jornalismo “especializado” em temas educativos.

Ora, o primeiro passo para superarmos as insuficiências graves do nosso sistema de ensino é reconhecer que elas existem e não tentar encobri-las com discursos piedosos e mistificadores.

Poderemos depois divergir quanto às soluções.

Mas, pelo menos, há que meter na cabeça, de uma vez por todas, que os modelos adoptados para democratizar o acesso ao ensino em Portugal se têm saldado por resultados catastróficos no que toca às bases fundamentais do conhecimento.

Uma desgraça que o Relatório do GAVE veio agora pôr a nu.

Uma resposta to 'O estranho caso do Relatório GAVE e do sistema educativo português'

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  1. maria said,

    É triste assistir a comentários sobre Educação como se assiste a comentários sobre futebol, na tasca…
    Falam como se Educação fosse um assunto de menor estatuto do que aquele que realmente tem.
    Todos parecem saber e ter dados para poderem falar como se fossem comentadores futebolísticos!


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