APEDE


Contentes com quê?

Posted in Perguntas singelas por APEDE em 23/03/2011

Vai por aí, nalguma blogosfera docente, um grande contentamento perante a queda do governo de Sócrates. Com o país à beira da bancarrota, da entrada do FMI apresentada como inevitável – com ou sem Sócrates – e associada a um rol de políticas que arruinarão o que resta do anémico “Estado Social”, apetece perguntar a esses nossos colegas:

Estão contentes com quê?

Acham que a saída do pseudo-engenheiro vem resolver alguma coisa?

Perguntas ainda mais perversas:

Pensam que a saída de cena de Sócrates significa, necessariamente, que nos vamos ver livres dele de vez?

Não percebem que tudo isto foi uma provocação mal amanhada para que Sócrates vá a eleições antecipadas numa altura que ainda lhe pode ser favorável, antes de ter de assumir a plena entrada do FMI («plena» porque ele já está praticamente cá dentro), tendo assim margem de manobra para se vitimizar e demonizar os outros partidos, o que lhe poderá render uns bons votos?

Não admitem a hipótese de que, depois do José, poderá muito bem regressar o Sócrates?

Perguntas às quais se seguem outras:

E acham que um governo do PSD, com ou sem o CDS à boleia, com ou sem maioria absoluta, constitui uma solução minimamente viável para este desgraçado país? Acham sinceramente que esses partidos estão na disposição de romper com a política de amanuenses de Bruxelas servilmente adoptada pelo governo de Sócrates?

E acreditam que um eventual governo de coligação alargada ou, como alguns dizem, sem recear a contradição nos termos, de «salvação nacional», reeditando o «centrão» requentado, nos vai realmente “salvar” do buraco em que estamos metidos?

Conseguem ver, dentro dos partidos em que o “povão” deposita a maioria dos seus votos, algum político com coragem e clarividência para bater o pé a Bruxelas e ter a iniciativa de procurar criar, em conjunto com os países depauperados do sul da Europa, uma frente comum capaz de impor outra política que não a do empobrecimento geral dos trabalhadores e das classes médias?

Não conseguem?…

… Então estão contentes com quê? 

Anúncios

8 Respostas to 'Contentes com quê?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Contentes com quê?'.

  1. carlos marinho rocha said,

    Concordo perfeitamente com o teor geral do post. Mas, ó gente, deixai-me, nem que seja por poucas horas, estar contente com o fim da urticária.
    Munido de anti-histamínicos, cá estarei para o confronto com novas e mais gravosas alergias…
    Carlos Marinho Rocha

  2. Mário Machaqueiro said,

    O problema. meu caro Carlos, é que a coceira está longe do fim e não é nada líquido que nos tenhamos visto livres da urtiga. E, mesmo que a urtiga seja cortada, há muita erva daninha pronta (e desejosa) para lhe ocupar o lugar.

  3. João Oliveira said,

    De olhos fechados e sem saber o que aí vem, sim, estou contente!

  4. tótó said,

    Concordo totalmente. Também não percebo.

  5. roma maria said,

    O falso engenheiro vai suceder ao pseudo-engenheiro.

  6. Rita Brito said,

    Também concordo que isto tenha sido uma jogada do Sócrates para saír enquanto o FMI não chega e nas eleições ir fazer propaganda sobre o assunto. Não me espantava até se ele fosse eleito de novo, pois o povo português parece que é burro e teimou em não ouvir a voz da razão. Resultado: estamos dentro de um buraco sem fim. Conclusão: temos o que merecemos.

  7. Lúcio said,

    Não sai!
    Mas se sair (o que é pouco provável, dada a efectiva ausência de alternativas credíveis) quem o substituir dificilmente abrirá mão do que de doloroso foi estabelecido; com a vantagem, aliás, de não atrair sobre si o ónus do odioso em relação a isso mesmo e sentindo-se liberto para insistir na utilização da ripa.


  8. Cá estamos nós outra vez a sermos obrigados a escolher entre a peste e a cólera. Pelo que já se conhece da estratégia laranja como privatizações, etc, é fácil perceber que o desatre vai intensificar-se sabiamente orientado pelo Coelho cuja vasta experiência profissional nos dá a certeza de FICAR mas de não MODIFICAR. Vamos ter de dar a volta a esses figurões e marcar já o terreno, dizendo NÃO a mais esta farsa!!!!!!!!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: