APEDE


E não podiam ter colocado isso no vosso programa eleitoral?

O PSD continua errático em matéria de educação. Depois de Passos Coelho ter admitido, quando apertado por Santana Castilho, que seria necessário rever o programa do seu partido na parte relativa à educação, vem agora outro Pedro, o Duarte, proclamar contra a fraude das «Novas Oportunidades», dizendo aquilo que é óbvio para todos os que não estão comprometidos com o negócio.

Dir-se-ia então que já começou a revisão do programa do PSD em matéria de ensino. É que o dito programa está muito longe de ser tão assertivo (como agora se diz) no que toca à treta propagandística das «Novas Opotunidades» e da imensa negociata ligada aos CNO. Limita-se a dizer qualquer coisa vaga como:

«… deverá ainda ser realizada uma avaliação externa e uma reestruturação do Programa Novas Oportunidades, com vista à sua credibilização perante a sociedade civil e à sua melhoria em termos de valorização do capital humano dos portugueses»

Não diz, como devia:

… deverá ser ainda realizada uma avaliação externa apenas para confirmar o que, no fundo, toda a gente já sabe: que o Programa Novas Oportunidades é um sorvedouro de dinheiros públicos para alimentar uma enorme ilusão propagandística, fazendo perder tempo às pessoas que o frequentam, prometendo gato por lebre, equiparando, sob uma cornucópia de diplomas inúteis, escassos conhecimentos de senso comum ao saber arduamente adquirido em anos de frequência de uma escolaridade normal, e reforçando, assim,  a pior cultura do facilitismo que conduziu Portugal ao buraco em que hoje está metido. Por tudo isto, é totalmente impossível credibilizar ou manter por mais tempo semelhante fraude, criada à medida e à imagem de José Sócrates, um homem cujo percurso académico é, em si mesmo, a ilustração definitiva da falta de exigência, de seriedade (e, já agora, de vergonha). A única solução será, por conseguinte, o encerramento imediato e definitivo dos CNO, acompanhado da reintrodução de um ensino nocturno ou pós-laboral com uma estrutura curricular e com critérios de rigor e de avaliação idênticos aos que vigoram para o ensino diurno.

Custava assim tanto terem-se lembrado disto? Ou será que, uma vez mais, estamos perante um PSD que fala com várias vozes, sem que nenhuma verdadeiramente se imponha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: