APEDE


Só que…

Posted in Educação por APEDE em 16/07/2011

Só que a redistribuição das horas lectivas resultante da supressão dessas “disciplinas” poderia ter sido um bocadinho mais racional, como salientámos antes. 

Num “post” mais abaixo identificámos diversos saberes que, em nosso entender, deveriam ser os conhecimentos estruturantes para alunos do ensino básico. Entre eles, nomeámos a História. Ora, essa é precisamente uma disciplina que sai muito maltratada na distribuição da carga lectiva. Em vez de sobrecarregar com horas as disciplinas de Português e Matemática, desproporcionadamente e sem perspectivas de grandes efeitos positivos, não teria feito mais sentido reforçar, de modo equilibrado, uma disciplina tão crucial para a edificação de um conhecimento situado, de uma consciência crítica do presente à luz do passado, como é a História?

Mas há muito que as Humanidades e as Ciências Sociais têm vindo a ser tratadas como coisas menores, dentro da cultura da tecnocracia arrogante que marca o nosso tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: