APEDE


As injustiças nos concursos e colocações nas escolas TEIP – Ecos na comunicação social

A APEDE tem vindo a denunciar de forma clara, com casos concretos, as injustiças em torno das colocações nas  escolas TEIP. Os nossos post’s e contactos com a comunicação social já tiveram algum eco. Reproduzimos aqui a notícia de hoje, dia 7 de Setembro, no jornal I e também uma outra “peça”, do Diário de Notícias, já com alguns dias e que foi originalmente publicada no blogue do nosso colega Arlindo Ferreira.

Diário de Notícias, 28-8-2011

Seria importante que, no próximo dia 9 de Setembro, nos encontros que os sindicatos irão manter com o ministro da Educação e Ciência, esta questão das TEIP fosse colocada em cima da mesa, a par de outras, como a questão das indemnizações por caducidade de contrato, a ameaça de não pagamento de horas extraordinárias (que se vai ouvindo em diversas escolas), a não consideração dos resultados da ADD em sede de concursos, a garantia de concursos para quadro num futuro próximo e com a obrigatoriedade do redimensionamento das vagas a concurso, substituindo a insultuosa figura das “necessidades transitórias” (que de transitório só têm mesmo o contrato a termo) por efectivos lugares de quadro de modo a combater o agravamento e aprofundamento da precariedade docente, a recuperação do tempo de serviço congelado, a questão da formação contínua, que está cada vez menos disponível e significa sempre uma enorme sobrecarga de horas em horário pós-laboral, entre muitas outras questões, isto já considerando que as questões mais centrais não serão esquecidas – por exemplo, a democratização do modelo de gestão, a lamentável novela da ADD, que se arrasta e mantém diversas questões por resolver,  a revisão dos programas e dos planos curriculares, a redução do número de alunos por turma e de turmas por professor, a sobrelotação das escolas e falta de condições de trabalho, os horários dos professores, o financiamento das escolas, etc., etc. Há muita coisa que está por conseguir e muita outra por evitar.

2 Respostas to 'As injustiças nos concursos e colocações nas escolas TEIP – Ecos na comunicação social'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'As injustiças nos concursos e colocações nas escolas TEIP – Ecos na comunicação social'.

  1. Zé Manel said,

    E enquanto tudo isto vai acontecendo, a direcção do SPGL vai-se sentando calmamente à mesa das negociações para discutir as migalhinhas da ADD sem nunca ousar pôr em causa o fulcro da questão. Ora, se a carreira não existe nem existirá nos próximos tempos e se exigimos que a ADD não conte para efeitos de concurso, eles estão a negociar o quê? Para quê??? Afinal esta avaliação serve para alguma coisa??? Logo, se os dirigentes tivessem um pingo de responsabilidade e coerência teriam de ter dito ao ministro:- Discutir a ADD? Muito bem! Vamos a isso, mas primeiro queremos a carreira a funcionar. Não há carreira? Então tb não há avaliação para ninguém, já que nestas condições ela não serve para nada. Não há palhaço…não há circo!!! Outra posição que não esta, significa pactuar abertamente com o inimigo, e disso estamos nós fartos.
    Perante estas águas mornas onde os dirigentes adoram navegar, as bases avançam com uma manif dia 10 contra o desemprego docente, palavra que nem sequer surgiu no comunicado da direcção apresentado ao plenário do dia 7. Confrontado com estes factos ,Avelãs declara que…enfim…não quer mostrar-se completamente contra a iniciativa…mas tb não adere porque ninguém combinou nada com ele (???) e refere a “jornada” do dia 16 como sendo não uma manif do SPGL, mas antes uma iniciativa da juventude do PCP. Apropriadamente, a convocatória dessa concentração distribuída no plenário do dia 7 nem sequer indicava o local nem a hora, para garantir o fiasco do encontro. É apenas mais uma do sindicalismo-que-temos. Outras virão!!


  2. […] As injustiças nos concursos e colocações nas escolas TEIP – Ecos na comunicação soci… […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: