APEDE


Pois. É essa a têmpera.

Posted in Os políticos-que-temos por APEDE em 25/10/2011

Os deputados são legisladores. Há um ror de anos, legislaram sobre si próprios que mereciam uma subvenção vitalícia ao fim de oito anos no Parlamento. Mais tarde, nos anos 90, Fernando Nogueira no PSD e Cavaco Silva no Governo puseram um pouco de tento naquelas línguas e subiram a fasquia para os 12 anos. Até que veio José Sócrates e acabou com a desfaçatez. Com essa e com outra: os subsídios de reintegração.

Apesar da bem-vinda limpeza de Sócrates, há centenas de antigos deputados a quem pagamos subvenções até que a morte nos separe. Que percam 14% dos seus “direitos adquiridos” é o mínimo de decência de um sistema que impõe o mesmo aos outros. Aos funcionários públicos. Aos pensionistas. Até por isto: os deputados não merecem. Não há instituição que se tenha denegrido mais nos últimos vinte anos do que a Assembleia da República.

É entristecedor ver como os recuos e as recusas se dão ao ritmo das notícias de jornais. A política está a reboque das notícias. Os ministros abdicam de subsídios não por imperativo moral mas porque foram “apanhados”. É ridículo. Mas é esta a têmpera.

2 Respostas to 'Pois. É essa a têmpera.'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Pois. É essa a têmpera.'.

  1. Lúcio Peixe said,

    Então? Que é isso, Srs. da APEDE?!
    E a “dignidade” dos cargos políticos? E a dificuldade em, de outra maneira, cativar o melhores (eh, eh!) para cuidarem da coisa pública? (… que me lembre, são estes os argumentos fortes)

    • maria said,

      Há políticos que não o solicitaram e outros que não tiraram proveito próprio dos seus cargos. Não enriqueceram com a causa pública.
      Mesmo que sejam uma minoria, atualmente, os que referi (desde 1974) não haverá Democracia sem políticos. Também ainda não conheço melhor sistema.
      Quanto aos outros deputados espero que os Tribunais comecem a funcionar e entre eles o T.Constituicional.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: