APEDE


Pedra rolante em cabeça dura tanto dá até que fura

Posted in Liberdade livre por APEDE em 14/11/2011

Em 1965, Bob Dylan gravou uma daquelas canções que, uma vez em 50 anos, conseguem provocar abalos sísmicos de elevada intensidade. “Like a Rolling Stone” é uma delas.

Só que, com essa canção, o autor despiu definitivamente o colete-de-forças em que pretendiam metê-lo. Queriam-no um cantor “de intervenção”, formatado segundo o modelo folk inventado por Woody Guthrie e Pete Seeger – e que ele, Bob Dylan, reformulou de alto a baixo. Queriam-no só com instrumentos acústicos, bem comportado e previsível.

Eis senão quando o bardo da música folk e da canção de protesto aparece a transgredir todos os limites, reinventando-se como um poeta e um músico inclassificável, fora de todos os formatos. Impregnou a sua música com o ruído insustentável da electricidade, e é bem possível que o “rock” adulto, exigente e inconformado tenha nascido com esta canção.

A actuação ao vivo gravada neste vídeo aconteceu em Londres, 1965. No final da canção ouve-se um imenso coro de assobios, que se sobrepunha aos aplausos. Foi assim durante todo o “tour” que Bob Dylan empreendeu em Inglaterra nesse ano. Os concertos esgotavam, mas o público, com raras e honrosas excepções, ia lá para apupar o “traidor”, o “vendido”, o “reaccionário” que se tinha passado da “boa” música folk para a “demoníaca” música rock. Sabe-se, aliás, que muito daquele público, fanático e imbecilizado, tinha sido recrutado pelo… Partido Comunista Britânico.

Moral da história: ontem como hoje, a intolerância e a estupidez não têm cor política. Atravessam todos os quadrantes e pousam, sobretudo, naquelas cabecinhas que não conseguem pensar para lá do que encornaram em manuais ideologicamente bafientos.

Porque a liberdade vivida, essa, é bem mais rara do que parece. E por isso incomoda tanto todos aqueles que não conseguem viver sem tutores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: